15 de jun de 2013

Busto de Santos Dumont


Busto de Santos Dumont que ficava exposta na Praça 14 Bis. Na ultima reforma em 2000 esta imagem foi removida para outro ponto escondido da cidade, será que vocês sabem? A senhora que aparece na imagem é uma descendente do pai da aviação, que foi retirada da revista Guia Histórico do Guarujá de 1999.


(Resposta: O busto está agora dentro da Base Aérea de Santos, próximo do prédio do comando)

13 de jun de 2013

Teleférico do Morro do Pitiú

(Teleférico que funcionou até 1977 e faz parte da historia esquecida de Guarujá)


O Teleférico foi inaugurado em 1973, dava acesso ao morro do Pitiú (próximo ao edifício Sobre as Ondas) e tinha aproximadamente 200 metros de altura. Durante a súbita avistávamos toda a orla da cidade e além, o panorama chegava até a Ilha Pochart em São Vicente. Segundo o jornal da época o teleférico era a principal atração turística do litoral santista.

Quem administrava era uma empresa privada chamada Guarujá Turismo que pretendia ainda construir (no topo do morro) uma lanchonete, uma boate e outros equipamentos turísticos. Houve divergências na continuidade desta atração que possuía manutenção onerosa e acabou parando de funcionar em 1977. Um dos sócios da empresa, Ayres Nogueira, alegou falta de apoio do município porque enviou uma carta endereçada ao diretor de turismo Walter Antunes Correa, mas não obteve resposta.

Pelo que é possível concluir a Guarujá Turismo não obteve lucros na venda de ingressos do teleférico, assim ofereceu o sistema para a prefeitura por quatro milhões de cruzeiros, em resposta a administração publica intimou a empresa para pagar seus impostos devidos relativos a 1975/76. Talvez fosse a sazonalidade turística ou má gestão, porém quem vivenciou este equipamento funcionando lembra-se dele com nostalgia.

(Fonte: jornal O Estado de São Paulo de 7 de Setembro de 1977, página 21; fotografia pertencente ao portfólio pessoal da professora de história Maria Izabel)
Blog Guarujá Web, história e curiosidades do Guarujá. Escrito por Francisco Farias Jr | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis