3 de jul de 2013

Escolas Contam Histórias de Guarujá

Objetivo é incentivar alunos do ensino fundamental I e II na pesquisa histórica e cultural do Município


As escolas da rede municipal de ensino de Guarujá estão comemorando os 79 anos de emancipação político-administrativa, celebrado no último domingo (30), com o projeto “Guarujá: Histórias a contar, maneiras de expressar”. O objetivo é incentivar alunos do ensino fundamental I e II na pesquisa histórica e cultural do Município.

Nesta terça-feira (2), o projeto chega à Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente, localizada na Avenida Manoel da Cruz Michael, nº343, no Santa Rosa. A ação começou na sexta-feira (28), com exposições e comemorações na Escola Municipal Doutor Napoleão Rodrigues Laureano, no Jardim Maravilha. Nesta segunda-feira (1º), foi a vez da Escola Municipal Professor Benedito Cláudio da Silva, localizada, na Vila Alice, contemplar o aniversário do Município.

Escolas como a Dirce Valério Gracia (Avenida Dom Pedro I, 340 - Jardim Tejereba) e a Jacirema dos Santos (Rua Daniel Matos da Silva, 63 - Morrinhos I) realizaram exposições e comemorações diversificadas na primeira semana do projeto, que segue na rede até o mês de agosto.

O projeto começou neste ano, uma semana antes dos 79 anos de emancipação, com uma abrangência para vários temas. De uma maneira geral, o programa oferece a oportunidade dos estudantes criarem formas diferentes de contar fatos e histórias marcantes de Guarujá.

Por meio de pinturas, fotos comparando os dias antigos com os atuais, maquetes de locais simbólicos, encenações teatrais e músicas. Tudo isso para incentivar novos talentos e o trabalho em equipe dos alunos das instituições de ensino.

Na escola Dirce Valério Gracia não foi diferente. Com muito empenho dos coordenadores e professores, os alunos se caracterizaram com personagens históricos de Guarujá, fizeram postais com as paisagens marcantes e também compuseram uma canção exaltando o Município.

Outra escola que recebeu a programação desse projeto foi a Escola Jacirema dos Santos Fontes, onde os estudantes construíram uma réplica do avião de Santos Dumont, o 14 Bis, além das maquetes de tradicionais locais da Cidade.

Um fato diferente na Jacirema dos Santos foi que a instituição, além de fazer a mostra cultural com alunos abriu as portas para o lado da cidadania. Disponibilizou aos munícipes, serviços como corte de cabelo, manicure e um brechó com valores acessíveis.

O programa segue até 30 de agosto, com o envolvimento de mais de 20 escolas no trabalho de incentivo aos alunos. A coordenadora do projeto Gislene Canfild, explicou que as escolas estão contando as histórias de maneira singular. “O importante é que as escolas estão abraçando o projeto e desempenhando um trabalho diversificado”, salientou Gislene.

(fonte: Diário Oficial do dia 02/07/2013 e www.diariodolitoral.com.br)

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Guarujá Web, história e curiosidades do Guarujá. Escrito por Francisco Farias Jr | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis