1 de dez de 2010

Edifício Sobre as Ondas



O edifício Sobre as Ondas foi um projeto aprovado pela Prefeitura de Guarujá em 26 de outubro de 1945, construído no terreno que abrigava o Hotel Orlandi. Obra que foi acompanhada por Oswaldo Corrêa Gonçalves, já que o arquiteto Jayme Fonseca Rodrigues faleceu precocemente em 1947. Edifício que é considerado um marco da arquitetura modernista do litoral paulista, caracterizado pelas curvas e traços racionalistas; neste projeto há 88 apartamentos, além de restaurante, playground, salão de jogos, mezanino, 11 pavimentos, cobertura com 2 apartamentos além de um salão de jogos para uso coletivo, porém sem garagem. Fato pouco conhecido foi o sucesso de vendas dos apartamentos graças à elite industrialistas que surgia naquela época.



(Antigo Hotel Orlandi, localizado na área do Sobre as Ondas)

Em 09 de Novembro 2010 este cartão postal do Guarujá teve seu anuncio de tombamento publicado no Diário Oficial do Estado, após 11 anos de estudos pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Tal fato é de extrema significância pois suas características não serão alteradas. Nos dias de hoje este prédio jamais seria construído, por questões ambientais. Um dos ex-síndicos que revitalizou o Sobre as Ondas foi o jornalista e videomaker Geraldo Anhaia Melo, falecido em 12/06/2010.

(fonte de pesquisa: jornal Folha de São Paulo de 10/11/2010, pag. c10; http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/03.033/708)

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Guarujá Web, história e curiosidades do Guarujá. Escrito por Francisco Farias Jr | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis