1 de nov de 2010

Ilha do Mato



Quando ancorou na costa ocidental da Ilha de Guaibê, mais tarde denominada Ilha de Santo Amaro, a armada comandada por André Gonçalves e Américo Vespúcio encontrou uma terra chamada curiosamente de “guaruya” na linguagem nativa. Com a pronúncia dos portugueses, logo virou Guarujá. Doada a Pero Lopes de Souza em 1.534 pelo rei de Portugal, D. João III, na época a ilha oferecia poucas condições de fixação ao homem em virtude de seu relevo montanhoso e de difícil acesso.

Passado meio milênio dessa descoberta, ainda hoje, dentre as 27 praias e 11 ilhas deste arquipélago, pairam locais praticamente intocados. Um exemplo é a Ilha do Mato, cercada por praias e morros com densa vegetação nas imediações do Guaiúba e Monduba. Cheia de belezas e mistérios, a ilha está cerca de 800 metros distante da costa.

Quinze minutos num barco a remo a separam da orla, num mar de água límpida e tradicionalmente calma. Fruto de uma concessão da União, trata-se de uma área particular cujos donos, embora não morem na Cidade, delegam a função de zelar e administrar o local a uma mesma família há décadas.

André Luiz Corrêa Moraes, ou Dedé, como é conhecido, é um dos membros desse clã. Pelo menos 29 de seus 40 anos foram dedicados, entre outros afazeres, a cuidar do local. Mergulhador de caça-submarina e dono de um carrinho de lanches na praia do Guaiúba, ele conhece cada pedra da Ilha do Mato, que tem aproximadamente 800 metros de ponta a ponta e engloba uma ilhota de pedra conhecida como Careca.

Do alto da ilha é possível avistar toda a praia do Guaiúba e parte do Forte dos Andradas, morada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas férias. Por conta disso, Dedé foi um dos poucos a terem o privilégio de ver o presidente nas ocasiões em que ele esteve em Guarujá.

(Título original: ''Inabitada; Ilha do Mato, um local cheio de mistérios'' por Simone Queirós; publicada no Jornal A Tribuna dia 22/08/2010. Foto retirada do link: ''http://www.panoramio.com/photo/4263570''.)

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Guarujá Web, história e curiosidades do Guarujá. Escrito por Francisco Farias Jr | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis