15 de nov de 2010

A Casa das Pedras





Gregori Warchavchik (1896-1971), arquiteto nascido na Ucrânia e vindo para o Brasil em 1923 tinha um escritório de arquitetura onde foram revelados alguns talentos como Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Charles Bosworth e também Henrique Cristofani (ou Verona, como gostava de ser chamado). Pelo fato do arquiteto do Edifício Sobre as Ondas, Jayme Fonseca Rodrigues, ter morrido durante a construção da obra, Roberto Braga contratou o escritório de Warchavchik para projetar uma casa debruçada acima do mar.

Verona fora então incumbido de desenhar a casa que brotava das rochas e erguendo-se para dividir as praia das Astúrias e Pitangueiras. O que impressiona nesta construção são os interferes naturais como maresia, ressaca, umidade, além do tempo que não danificaram esta obra projetada em 1952. Uma curiosidade foi que esta casa serviu como cenário para o filme "O Puritano da Rua Augusta", produzido e estrelado por Amácio Mazzaropi (Cia. Cinematográfica Vera Cruz, 1965).

(fonte de Pesquisa: Guia Histórico do Guarujá, 2002, http://www.novomilenio.inf.br/guaruja/gfoto026.htm)

2 comentários:

  1. Bonita esta foto da praia do Guarujá!!!

    ResponderExcluir
  2. Impossível visitar o Guarujá e não se encantar com essa casa. Com certeza, aguça o imaginário de todos os visitantes!

    ResponderExcluir

Blog Guarujá Web, história e curiosidades do Guarujá. Escrito por Francisco Farias Jr | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis