1 de set de 2010

Transporte público em Guarujá

O serviço de transporte de passageiros por trem nasceu junto com a construção de Guarujá, permanecendo ativo até 1956.



A primeira linha de ônibus, ligando o Ferry Boat até o Grand Hotel, começou a circular por volta de 1946. Fora um ano muito conturbado o de 1946 para a cidade de Guarujá, pois é neste período que o Presidente Gaspar Dutra proibiu os jogos de azar, interrompendo assim as apostas dos freqüentadores nos cassinos. Segunda uma cartilha distribuída pela câmara legislativa de Guarujá em 2002, ocuparam a prefeitura da cidade seis administradores em 1946, sendo eles: Eduardo Boaventura, Renata Crespi da Silva Prado, Alexandre Martins Rodrigues, Gaspar Mena de Barros Falcão, José da Costa e Silva, e Hermínio Armando (nenhum deles fora eleito por voto direto).

O transporte de ônibus na cidade fazia parte da VSSVLL, logo as cores dos coletivos eram as mesmas as da cidade de Santos. Na década de 1960 o Grupo Caio comprou tal empresa, expandindo em: Viação Guarujá, Viação Santista, Viação Santos - Cubatão, Praia Grande, Bertioga e Viação Santos - São Vicente. A garagem da Viação Guarujá localizava-se, em 1964, na Av. Puglisi e esta empresa adquiriu, com a utilização deste terreno, uma dívida com a prefeitura de CR$ 360.084,00 em IPTU, sendo cancelada tal dívida ativa pela lei: 823/65 assinada pelo prefeito Domingos de Souza.



Em 27 de Outubro de 1976, a Viação Guarujá paga a taxa de registro do seu nome no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). E no final da década de 1970 havia uma caótica explosão demográfica na cidade e o prefeito Jayme Daige, através de orientação do urbanista Jaime Lerner, muda o itinerário de algumas linhas de ônibus que circulam próximas a praias.

Na década de 1990 a empresa do Grupo Sobral ganha da Fundação ABRINQ o título “Empresa Amiga da Criança” e cria sua primeira Home Page na Internet, sendo noticiada no Jornal A Tribuna na edição de 5 de Janeiro de 1999.




Fora na final da gestão do prefeito Maurici Mariano (2001 a 2004), que a Translitoral assume a prestação de serviço do transporte de Guarujá, tal fato mudou por inúmeras vezes as cores dos coletivos. Foi então construído os terminais de Ferry Boat e de Vicente de Carvalho, algo que estava expresso no contrato da prestação de serviço.



Na gestão do prefeito Farid Said Madi (2005 a 2008) que a Translitoral contrata a empresa Pro Fuzzy Consultoria e Sistemas para a instalação do sistema de integração através da utilização de catracas eletrônicas, porém tal sistema teve a recusa da população pois as tradicionais linhas foram mudadas; agora para se deslocar por outros bairros tínhamos que pegar até três ônibus, passando assim mais tempo esperando nos pontos.




Foi esta insatisfação popular que fez a candidata, na época, Maria Antonieta de Brito colocar em seu projeto de governo a volta das antigas e tradicionais linhas de ônibus, mantendo porém a atual integração; algo que deu certo, sendo Maria Antonieta eleita no primeiro turno em 2008.



(Fontes de pesquisa: cartilha Poder Legislativo: Entenda como funciona de 2002; Instituto Nacional de Propriedade Industrial; Livro de Ângela Omati Aguiar Vaz: Guarujá, Três momentos de uma mesma história; http://fotolog.terra.com.br/santoselitoral:149; http://fotolog.terra.com.br/busguaruja; http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/640248/lei-823-65-guaruja-sp; http://www.novomilenio.inf.br/; http://www.profuzzy.com.br/; http://www.translitoral.com.br/; http://sorocotuba.tripod.com/historia.htm)

1 comentários:

  1. O Bonde mostrado acima,nunca foi desativado como muitas pessoas falam,eles se encontram no transporte turistico de Campos do Jordão,e em perfeito estado de conservação,se talvez os governantes naquela época pensasse em algo como resgate histórico,assim como Santos nos aqui tambem teriamos linhas de bonde fazendo linhas turisticas,mas é pena que quem queira conferir a historia do nosso transporte tenha de se contentar com a Maria FUmaca localizada entre as avenidas Puglisi e Leomil,ou então deslocar-se a Campos do Jordão para conferir estas joias que um dia pertenceram a "Pérola do Atlantico".

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