23 de mar de 2010

Elias Fausto Pacheco Jordão

Elias Fausto Pacheco Jordão nasceu em São João do Rio Claro, na fazenda do Biry, em 18 de Fevereiro de 1849. Formou-se em Engenharia Civil nos Estados Unidos pela Universidade de Cornell em 1874 (primeiro brasileiro a se formar em engenharia civil nos EUA); três anos após o retorno ao Brasil, casou com sua prima Anna Carolina Pacheco Jordão, em 30 de Maio de 1877, na cidade de Itu.

Após trabalhar na Companhia Paulista de Estradas de Ferro e na Companhia Ituana, em 1892 Pacheco Jordão presidiu a Companhia Balneária da Ilha de Santo Amaro - empresa constituída pelo grupo econômico ligado a firma ''Prado, Chaves e Cia.'', uma das maiores empresas de exportação de café do país - decidiu organizar um conjunto turístico, no local onde hoje se encontra o centro da cidade do Guarujá. Ele desenhou para o Guarujá o que reproduzia, em grande parte, os projetos das novas cidades norte americanas; espelhando-se, de modo especial, em alguns empreendimentos turísticos mais sofisticados da região de Rhode Island.

Pacheco Jordão fundou a Cia. de Turja, para explorar combustíveis; a Cia. Ipiranga Tramways e Construções, para promover melhoramentos no bairro do Ipiranga. Ele também foi um dos fundadores do Partido Republicano Paulista, além de ser uma influente personalidade no interior de São Paulo, tendo sido eleito deputado federal em 1898, falecendo antes de terminar o mandato. Jordão fora sócio em 1895, com Antônio da Silva Prado, da Vidraria Santa Marina.

O fundador de Guarujá faleceu em Paris – França, no dia 26 de Março de 1901 e deixou cinco filhos: Edith Pacheco Jordão, Fausto Pacheco Jordão, Sebastião Pacheco Jordão e Antônio Pacheco Jordão. Em sua homenagem foi batizado o município de Elias Fausto, na microrregião de Campinas pois foi o encarregado pela construção do ramal ferroviário local, além de inúmeras outras obras na época do Império.

(fontes de pesuisa: Prefeitura de Elias Fausto, AEA Guarujá, site Novo Milênio e endereço eletrônico: 'http://pp.fantinel.vilabol.uol.com.br/')

1 comentários:

  1. Felipe de Moura Kiipper7 de jul de 2010 19:17:00

    Muito boa a informação, parabéns! Moro perto da fábrica Santa Marina em São Paulo, que hoje é parte de uma parceria com a empresa francesa Saint-Gobain. Sempre tive curiosidade de conhecer um pouco mais sobre Elias F. P. Jordão. Obrigado pelas informações!

    ResponderExcluir

Blog Guarujá Web, história e curiosidades do Guarujá. Escrito por Francisco Farias Jr | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis